Titã

Titã

Escorria o tempo por entre minha vida. A maturidade golpeava as portas de meu corpo, conquistando todos os esquecidos recônditos de minha alma, assim como a inexorável e violenta tempestade de areia, num deserto árido e solitário, impondo-se como Vândalo descontrolado, de quem não se pode fugir: dos galopes sucessivos no momento não se esconde!

Mas das tempestades primaveris, prenunciam-se calmarias outonais. Os Titãs controladores de meus desejos recolher-se-iam, agora, às barras prateadas das cãs nascentes: os ventos ainda sopram, e com eles, a areia, agora realçada pelos flocos de neve, é o arauto da intrínseca solidão: os Titãs, ocos de propósitos, só podem ser domados por ela!

Não existe morte, a não ser a continuidade da escravidão ilusória! Não há degredo: Eu sou formado de Titãs e Deuses, Vento e Areia, Caos e Cosmos! E, na ânsia por expulsá-los, há um retorno ainda mais violento, como as águas represadas de um rio caudaloso que trazem vida e destruição àqueles que ousam violenta-las: minha alma sofre na ebulição das ilusões efêmeras da vaidade.

Tudo é vaidade quando se está sob domínio titânico: tudo é efêmero, de uma negra transparência que se dissipa ao menor toque: não como a areia, pesada em sua substância simbólica, mas como a cinza, que se dissipa ao menor toque, anunciando a morte entre nós. A verdade é esta: os dominados pelo Ego-Titã são cinzas, vazios, sujos, miseráveis, mortos!

Mas o acúmulo da areia torna-me prateado. É nela que se acomodam os Titãs emotivos de minha essência. É dela que se formam as celas que os isolam, permitindo o afloramento das minhas internas Deidades: com seu escorrer contínuo, a maturidade triunfa, e a temperança do auto-conhecimento toma forma. Olhando-me nos espelhos do tempo continuamente, meus Titãs cedem lugar a meus Deuses!

Andre Naves

Defensor Público Federal, especialista em Seguridade Social (especialmente Previdência e Assistência), Inclusão e Direitos Humanos, ex Chefe da Defensoria Pública da União em São Paulo. Colunista-Especialista do Instituto Millenium e na RT360 – Revista Tecnologia 360. Law & Economics Lecturer. Comendador Cultural.