André Naves

Olá Amigos!
Apresento-me: sou André Naves (André Luiz Naves Silva Ferraz), Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Seguridade Social e Inclusão Social.
Sou também Comendador Cultural, e acredito na Cultura, Educação e Eficiência das Finanças Públicas como ferramentas essenciais à Emancipação Individual.
A verdade é que desde minha infância temas como o da Inclusão Social e da Justiça sempre me despertaram interesse, mas só quando cursava a Faculdade de Direito (USP) que esses conceitos passaram a tomar maior nitidez.
É que no início de meu 2 ano (ano 2000), sofri um acidente automobilístico que me proporcionou uma experiência de 45 dias de coma, além de uns 6 meses sem andar.
Nesse período de imobilidade, eu refleti demais, e cheguei a algumas conclusões: muitos amigos (por vezes, alguns até anônimos) foram fundamentais na minha recuperação.
Percebi que, ainda que a individualidade (relacionada com aspectos de nossa identidade e dignidade) seja fundamental, a coletividade também o é.
Percebi também, e a música foi fundamental na minha recuperação, que as Artes são fundamentais à emancipação humana.
Após anos de estudo, iniciei neste ano aulas de um novo mestrado (Economia), dessa vez na PUC/SP. Estou desenvolvendo estudos no sentido de compatibilizar os Valores e Princípios Constitucionais com a teoria macroeconômica aplicada pelo Brasil.
Dessa maneira, a Democracia, que estrutura nossa República, deve guiar a série de investimentos coordenados estatalmente, no sentido de concretizar e ampliar os Valores Constitucionais (Liberdade, Educação, Saúde, Segurança, Propriedade, Eficiência…).
É um terreno perigoso, que atrai toda a sorte danosa de populismos, mas com a utilização do Princípio da Eficiência (expressamente inscrito no art. 37 da CF), conseguiremos fixar nessa teoria a noção essencial de responsabilidade, verificabilidade e transparência.
Por fim, convido-os a conhecer meu canal do YouTube: www.youtube.com/c/andrenaves30
Muitíssimo obrigado.
Estejam com D´us.
Fraternais Abraços,
André Naves
