A importância das Humanidades
As Humanidades, ou Ciências Humanas, constituem o estudo científico (metodologicamente sistematizado) do conjunto de conhecimentos criteriosamente organizados da produção criativa humana. Significa dizer que essas ciências possuem o objetivo de desvendar as complexidades e contradições da sociedade humana, do aparelho psíquico e de suas criações: têm o ser humano, bem como suas interações, como objeto de estudo.
É por tal motivo que esse segmento do conhecimento humano (cabe, aqui, lembrar que o saber humano é uno, mas compartimentado por razões metodológico-didáticas) é imbuído de capital importância na investigação acerca do desenvolvimento estrutural dos sistemas de convivência humanos: só pelas Humanidades, podem ser realçadas as contradições sociais, com a elaboração de novas propostas para a sua melhor (segundo critérios de Justiça) edificação.
Isso significa dizer que com a livre pesquisa Humana, elementos de empatia e tolerância são estimulados no seio da sociedade: a fricção de experiências e realidades, a ser, por exemplo, impulsionada pela diversidade humana e temática, ausente de quaisquer preconceitos e barreiras, estimula a criatividade social, bem como a inventividade político-estrutural, e a inovação tecnológico-empresarial.
Andre Naves
Defensor Público Federal, Professor, Escritor e Palestrante interessado na ampliação e concretização dos Direitos Humanos, pela Cultura, Literatura e Arte.