André Naves
Olá Amigos!
Apresento-me: sou André Naves, Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e Economia Política.
Sou também Comendador Cultural, palestrante, escritor, professor, e acredito na Cultura, Educação e na promoção dos Direitos Humanos como ferramentas essenciais à Emancipação Individual e Coletiva.
Conselheiro do Grupo Chaverim, de assistência às Pessoas com deficiência Intelectual e Psicossocial, além de outras instituições voltadas à Inclusão Social.
Membro do Comitê de Inclusão do LIDE (Grupo de Lideranças Empresariais).
Embaixador do Instituto FEFIG, que promove a Educação.
Amigo da Turma do Jiló, que promove a Educação Inclusiva.
Colunista de diversos meios de comunicação.
Consultor em Inclusão Social.
A verdade é que desde minha infância temas como o da Inclusão Social e da Justiça sempre me despertaram interesse, mas só quando cursava a Faculdade de Direito (USP) que esses conceitos passaram a tomar maior nitidez.
É que no início de meu 2 ano (ano 2000), sofri um acidente automobilístico que me proporcionou uma experiência de 45 dias de coma, além de uns 6 meses sem andar.
Nesse período de imobilidade, eu refleti demais, e cheguei a algumas conclusões: muitos amigos (por vezes, alguns até anônimos) foram fundamentais na minha recuperação.
Percebi que, ainda que a individualidade (relacionada com aspectos de nossa identidade e dignidade) seja fundamental, a coletividade também o é.
Percebi também, e a música foi fundamental na minha recuperação, que as Artes são fundamentais à emancipação humana.
Após anos de estudo, estou desenvolvendo estudos no sentido de compatibilizar os Valores e Princípios Constitucionais com a teoria macroeconômica aplicada pelo Brasil.
Dessa maneira, a Democracia, que estrutura nossa República, deve guiar a série de investimentos coordenados estatalmente, no sentido de concretizar e ampliar os Direitos Humanos (Liberdade, Educação, Saúde, Segurança, Propriedade, Eficiência…).
Porém, para evitar toda a sorte danosa de populismos, tais investimentos devem ser realizados sob a égide da responsabilidade, da verificabilidade e da transparência.
Assim, só com 3 valores fundamentais conseguiremos superar nossas mazelas: Disciplina, Perseverança e Alteridade.
A Disciplina é a disposição contínua para o Estudo e o Trabalho com a finalidade de concretização das Dignidades individuais e sociais.
A Perseverança é a consciência de que todo caminho encontrará obstáculos e dificuldades que devem ser superados e utilizados como alavancas ao atingimento de nossos objetivos.
A Alteridade é a atenção ao outro, bem como àquilo que o cerca. É a empatia individual que se derrama pela coletividade no sentido concretizador das Dignidades Humanas.
Muitíssimo obrigado.
Estejam com D´us.
Fraternais Abraços,
André Naves.: